Arruda, sal grosso e chutes de fora da área contra o Emelec

Desde o ano 2000 o Corinthians não consegue avançar para as quartas de final de uma Libertadores. Vacilos, nervosismo, times inexperientes. Tudo isso soma-se à enorme pressão da mídia, diretoria e, claro, da própria torcida pelo título inédito. Amanhã, no Pacaembu, o Timão precisa vencer para se classificar. Se empatar, cai fora, novamente. Sim, porque empate com gols dá a vaga para os equatorianos do Emelec, e não confio em classificação nos pênaltis por motivos lógicos.

A equipe de Tite anda falhando demais no ataque. Liédson fora de forma e em má fase técnica, Willian ainda pouco confiável e Emerson solitário em tentativas mais agudas. Se Elton ainda não merece a confiança na posição entre os zagueiros adversários, a alternativa são os chutes de fora da área de Alex. O camisa 12 entra no lugar de Jorge Henrique, expulso de forma infantil no jogo de ida, que terminou em 0x0. Paulinho e até Fábio Santos (possivelmente Douglas, no segundo tempo) são outras boas alternativas. Mas, por que arriscar lances de longa distância se está jogando em casa? Explico.

Se o jogo chegar aos 20 minutos sem uma tentativa de gol, de forma clara, a torcida começa a jogar contra. Não estou admitindo aqui a possibilidade do estádio inteiro iniciar uma campanha de vaias contra o Corinthians, mas o torcedor quer ver um time mais incisivo, ao menos agora. O pragmatismo, eficiente até então, aparenta ser uma estratégia arriscada demais contra um time que gosta de apelar para as bolas aéreas, e que uma hora ou outra, podem funcionar. Os chutes de fora da área e de média distância dão aquela falsa impressão de iniciativa. Que se arrisque as insistentes jogadas pelo meio, mas que sejam alternadas com lances mais objetivos ao gol.

Na minha opinião, é uma das poucas alterações táticas importantes que Tite deveria implementar contra o Emelec. Garantir a vantagem de 1 gol ainda antes do segundo tempo, e cozinhar a partida até um bom contra-ataque que fecharia o caixão dos elétricos.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: