Medo de perder ou confiança excessiva?

Então, o Corinthians venceu os egípcios do Al Ahly e está na final do Mundial de Clubes da FIFA. Apenas um gol, de cabeça, aos 29 minutos de jogo, do camisa 9, Paolo Guerrero – que eu jurava que não conseguiria jogar o campeonato. Mas foi só. Não houve mais nenhum grande momento de emoção para o torcedor corinthiano. A equipe se postou defensiva nos últimos 45 minutos de partida, rifando bolas da defesa para o ataque e sem qualquer tipo de jogada ofensiva de seus principais jogadores. O que isso indica? Tite e seus comandados tiveram medo de perder, ou confiaram – de forma excessiva – na experiência adquirida em jogos da Libertadores 2012 e Brasileirão de 2011?

Aposto na segunda alternativa. O jogo de hoje foi idêntico à primeira partida contra o Boca Juniors, nos primeiros 90 minutos da decisão continental. A bola que deu para empurrar para dentro das redes, foi empurrada. De resto, marcação, bolas espirradas e a cobertura dos laterais sendo feita pelos homens de frente. Não é um jogo bonito, muito menos arrojado, mas funciona. E já funcionou antes, diversas vezes. O problema é que, aliada à tensão e nervosismo de uma primeira etapa de Mundial, em jogo eliminatório, peças como Emerson, Danilo e Paulinho produziram pouco ou quase nada. E são parte da espinha dorsal do Corinthians.
Dá tempo de mudar tudo isso. Virá a bronca do pós-jogo, a resenha entre os atletas, os vídeos de jogadas erradas. Virá a definição do adversário final, Chelsea ou Monterrey. São mais 3 dias de descanso, análises e, principalmente, reformulação de postura. Se o Al Ahly tivesse marcado um gol, ainda mesmo que antes do Corinthians, teria a equipe – com o futebol apresentado hoje – capacidade para reverter?

É esperar para ver. Tite sabe onde errou, e os jogadores também. Já é mais do que meio caminho andado.

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: