Corinthians 1, Corinthians 2 ou Corinthians 3?

Tite se assustou. Não com o resultado de 3×1 do Chelsea sobre o Monterrey, mas pelo posicionamento tático da equipe de Rafael Benitez. Logo a principal força do técnico gaúcho, a formação do time em campo, está ameaçada. Pelo segundo tempo contra o Al Ahli, três coisas ficaram claras: o time está lento no ataque, carente de cobertura no lado direito da defesa, e visivelmente cansado. A esta última, podemos creditar o fato do Corinthians estar em fim de temporada. Vários jogadores estão no limite físico. As baixas temperaturas no Japão não colaboram – ou seja, nada melhor do que descansar nos próximos dois dias para evitar estourar algum jogador. Mas… e os outros 2 problemas?

Adenor já disse: vai mudar a equipe para a final. A linha de 3 homens de meio, de seu 4-2-3-1 será mexida. Quer mais um jogador rápido no setor (além de Sheik, que por sinal, não jogou nada na semi-final), não apenas para atacar, mas principalmente, ajudar Alessandro e Paulo André a controlar o setor. Justamente o ponto mais forte do Chelsea. E, infelizmente, logo sobre os dois jogadores que, ontem, sequer treinaram, por dores incômodas, reflexos do cansaço.

Fiz abaixo um esboço de 3 opções que Tite pode usar, para sair jogando, na final de domingo. Já aviso de antemão: Guerrero não sai da equipe, ao menos, não durante o primeiro tempo. Virou homem de confiança do técnico.

Corinthians 1Edenílson no lugar de Danilo
Imagem
Essa é a formação que acho menos provável (mas minha preferida), mas conhecendo Tite, não seria espanto algum a equipe jogar com três volantes e dois jogadores avançados, segurando os laterais, ainda no campo de ataque. O Barcelona faz isso até hoje, mas o Paulinho deles, é o Messi. Mesmo assim, com Edenílson posicionado onde normalmente joga o camisa 8 do Corinthians, lado a lado com Ralf, o atual artilheiro da equipe poderia ficar “livre” para ajudar na armação e chegada ao ataque. Danilo é outro dos homens de confiança do técnico, e dificilmente sairá da equipe titular, mesmo sendo mais lento que Douglas – que já dá sinais de que começará a final apenas como opção para o segundo tempo. Tanto Emerson, quanto Douglas, voltariam para ajudar a marcar, auxiliando Alessandro e Fábio Santos.

Corinthians 2Edenílson no lugar de EmersonMundial2

Calma, calma… eu sei que isso é praticamente impossível de acontecer. Mas imagino – novamente – Tite usando três volantes, para que Paulinho tenha mais liberdade. Jorge Henrique ou Romarinho fariam o lado direito, aplicando velocidade nas descidas e apoiando a defesa. O problema é que o 4-3-3 ficaria pesado demais com apenas um homem de velocidade. Entretanto, o time ganharia mais força no meio campo. O Sheik poderia aparecer no segundo tempo, com os ingleses já cansados.

Corinthians 3
– o mesmo esquema, mas com pontas rápidos e Martinez
Imagem
“Em time que está ganhando não se mexe (muito)”.
Tite pode muito bem não mudar nada em seu 4-2-3-1, mas trocar as peças-chaves por jogadores mais habilidosos. Se Martinez entrasse na mesma posição que Douglas ocupou contra o Al Ahly, teríamos além da bola curta, o drible – característica que o camisa 10 do Corinthians não possui. Isso pode ajudar a desmontar a defesa azul. Na direita, para conseguir fazer o que deseja, Tite precisaria sacar, também, Danilo da equipe. “Mas um time sem armadores?”. Sim, mas com “operários” que desempenhem mais de uma função com maior facilidade. Romarinho ou Jorge Henrique, mais uma vez, fariam o mesmo papel que Emerson faz pela esquerda. Seria, basicamente, o que foi utilizado na Libertadores, onde não havia Guerrero fixo como pivô, mas havia o 11 corinthiano mais centralizado para a chegada de Paulinho.

E aí, quem arrisca um palpite?

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Corinthians 1, Corinthians 2 ou Corinthians 3?”

  1. Marcelo França Says:

    Prefiro a terceira opção, porém com o meio campo com Ralf, Pauinho e Edenilson e sem meia, com Danilo no meio e sheik e Jorge Henrique pelas laterais. Paulinho um pouco mais avançado e os dois ajudando atras. Assim, teríamos que evitar sofrer gol, e arriscar um contra ataque alá Libertadores. Nos 15 do segundo, força total:troca Edenilson por martines ou douglas (como meias), Danilo por Guerreio (na área), e Jorge pelo Romarinho. Assim os Smurfs, como é característico, estariam mais lentos, e nós teríamos 30min para conseguir o objetivo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: